Sicc 2023 : expositores de feira do setor calçadista vão apresentar e comercializar os lançamentos para a primavera / verão 2023 / 2024

Sicc 2023 : expositores de feira do setor calçadista vão apresentar e comercializar os lançamentos para a primavera / verão 2023 / 2024

Entre os dias 22 e 24 de maio de 2023 acontece em Gramado (RS) a maior feira de calçado do país, que vai apresentar e comercializar as coleções primavera verão 2023/2024, de expositores que representam cerca de 70% dos negócios tanto da indústria como do varejo. Por três dias, de 22 a 24 de maio, o coração desde segmento, que emprega mais de 300 mil pessoas em todo o Brasil, será a trigésima edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que acontece no Centro de Eventos do Serra Park. A feira terá 350 expositores com 1500 marcas e espera receber 13.000 visitantes nesta edição comemorativa, especialmente lojistas, importadores e profissionais do setor calçadista.

E os personagens da feira falam destas expectativas. Claudinei Nunes de Siqueira, da Oscar Calçados, do Vale da Paraíba, em São Paulo, com 83 lojas em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, acredita que fará mais de 50% de suas compras de verão em Gramado. “Os nossos estoques estão baixos e precisamos repor produtos logo”, diz ele. Com a aquisição das Lojas Paquetá pelo grupo ele comemora que irão atingir a meta de ter 200 lojas até o final deste ano. “São novas 63 lojas da Paquetá no Rio Grande do Sul e Santa Catarina que começam a fazer parte da nossa empresa. Mas, as compras delas serão realizadas na feira por outra equipe e, portanto, estão fora deste percentual que pontuei anteriormente”, sinaliza Siqueira.

Ao lado do varejo nacional, importadores de 30 países vão estar movimentando a economia setorial do calçado. O importador Mohamed Shahzad Khan, da Elixir United, da Arábia Saudita, que vem representando uma nova empresa de e-commerce, informa que vai comprar 200.000 dólares somente nos três dias de feira. Também o alemão Diethard Rudolph, da Diethard Rudolph Logistic & Distribution, que importa anualmente do Brasil cerca de 1,5 milhões de euros, vem ávido pelos produtos brasileiros. “Ano passado detectamos um novo fornecedor nesta feira. Ela é rica exatamente por esta diversidade de negócios”, acentua Rudolph.

Vão estar nos pavilhões do Serra Park as empresas âncoras de indústria calçadista nacional e grupos de micro, pequenas e médias empresas em estandes coletivos. Serão cinco grupos que estão totalmente estruturados com estandes coletivos: o grupo Estação Moda RS e o grupo Três Coroas Shoes, do Polo Calçadista do Cariri Cearense, o Espaço Moda Catarina e o grupo da ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem.

No palco do eMerkator Talks, nos pavilhões da feira, palestrantes vão trazer assuntos que definem os próximos passos do consumo. Entre eles estão a performance das lojas físicas, humanização da Inteligência Artificial e do cotidiano, beleza e estética no PDV, características da Geração Z e ambiguidade das novas gerações de compradores. Entre os palestrantes estão Clóvis Tramontina, Roberto Argenta, Jorge Bischoff, Fred Alecrim, Augusto Lins e Walter Rodrigues.

Também no dia 23 de maio, na terça-feira, no segundo dia da feira, no palco do eMerkator Talks terão dois desfiles de moda primavera / verão 2023 / 2034, às 13h30 e às 17h.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado

  • Quando: de 22 a 24 de maio de 2023
  • Onde: Pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS)
  • Expositores: 350 indústrias
  • Marcas: 1.500
  • visitantes: 13 mil visitantes nos três dias da feira.