Data Inspiramais edição Homo Faber na FIERGS em Porto Alegre

Inspiramais 2023 na Fiergs em Porto Alegre - Feiras de Moda

Feiras de Moda

Data Inspiramais edição Homo Faber na FIERGS em Porto Alegre

Data Inspiramais Homo Faber : Após os temas Corpo, Terra e Primal, o próximo INSPIRAMAIS, que acontecerá nos dias 11 e 12 de julho, na FIERGS em Porto Alegre, trará o tema Homo Faber.

Segundo o estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Salão e responsável do projeto Conexão INSPIRAMAIS, a próxima pesquisa vai apresentar como é construído o processo de consumo e de geração de valor. Geometria, poesia e manualidade foram as palavras chave para conceituação das modelagens, recortes, aspectos, bem como as formas que serão exploradas para aplicação nos produtos.

Tratando especificamente do couro, o consultor de Pesquisa e Design da Assintecal, Marnei Carminatti, destacou que a pesquisa mostrará a força do curtume, das tecelagens, do homem que faz. O foco estará no manuseio do couro, que se dá desde a extração da pele animal até a finalização do produto. Embasaram a pesquisa o pragmatismo, a geometria e poesia, observados em acabamentos manuais, descaracterização da aparência do couro, texturas diferenciadas e gravações com nuances diversas. Além do couro vacum, Carminatti ressaltou que é possível observar a permanência de outros tipos de pele, como de avestruz, tilápia, pirarucu e peles exóticas, usadas em produtos adequados e direcionados a artigos de luxo. A geometria presente na modelagem, estampas, serigrafia sobre o pelo possibilitam múltiplas máscaras ao couro. 


Cobertura Inspiramais em Porto Alegre nos sites da Sortimento Comunicação
Acompanhe nos sites Sortimentos Feiras e EventosModa Eventos e Feiras de Moda


Primal no Conexão INSPIRAMAIS

O tema Primal foi o foco dos materiais apresentados no espaço Conexão Criativa INSPIRAMAIS na edição realizada nos dias 24 e 25 de janeiro de 2023. Na edição, o estilista destacou que de 2018 para cá houve um movimento na indústria de moda voltado grandemente a texturas como couro e denin, trazendo, principalmente para o vestuário masculino, um mix de masculinidade com referências de moda e comportamento. “Pode se observar essa influência também no design de mobiliários que trazem um visual mais primitivo, porém com texturas diferenciadas. Com relação ao tema masculinidade reproduzida no cinema e nas novelas, surge o tema etéreo trazendo consigo a natureza, o delicado, o fluído”, disse.

Já o segundo tema, o legado, dividido em duas partes, apresenta a importância da aplicação de práticas sustentáveis e rusticidade da matéria representada em aspectos crus. Na linha western, podem ser observados novos bicos, botas e a massificação do denin. A mistura do natural com o tecnológico expressada no misto de bruto com rendados ou transparências, podem ser verificadas do vestuário ao design de mobiliário.

O terceiro tema é a biomimética, que encontra sua inspiração na riqueza natural, como aspecto de mofo, peles de animais, cogumelos e vegetais. O tema simbiose alia as formas ancestrais com a tecnologia, por meio da renovação da matéria e aproveitamento dos estoques.

Por fim, o tema biônico, apresenta a possibilidade de explorar novos tipos de calçados, com estruturas exageradas com facilitação para os injetados, além da volta ao básico, o aspecto de austeridade do personagem a ser incorporado pelo consumidor por meio da moda.


Terra no Conexão INSPIRAMAIS

O Inspiramais que aconteceu nos dias 19 e 20 de julho de 2022, no Centro de Eventos da FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul ( Av. Assis Brasil, n° 8787 ), em Porto Alegre / RS, teve como tema “Terra”. Conforme o estilista Walter Rodrigues o tema traz como referências os conceitos de sustentabilidade e metaverso. “A pesquisa leva em consideração o cuidado com o planeta Terra, as rupturas ocasionados pela pandemia de Covid-19 e as inovações que serão provenientes desse processo”, adianta Rodrigues, ressaltando que os materiais apresentados trarão, em suas concepções, os conceitos de biomimética (referências na natureza), simbiose (organismos antagônicos convivendo no mesmo espaço/produto) e metaverso (realidade simulada por meio da inovação computacional).