Agreste Tex 2022 em Caruaru : feira do setor têxtil destaca a importância da sustentabilidade

AGRESTE TEX - Feira da Indústria Têxtil no Polo Caruaru - Feiras de Moda - feirasdemoda.com

Feiras de Moda

Indústria têxtil do futuro precisa estar conectada com a sustentabilidade ambiental

Pensar os desafios que a indústria têxtil precisa enfrentar para se manter atualizada com as demandas que já apontam para a necessidade de um futuro mais sustentável é um dos debates presentes na edição 2022 da Agreste Tex, que acontece entre 30 de março até 1º de abril, no Polo Caruaru.

Nos estandes dos expositores da feira é possivel encontrar uma diversidade de soluções para enfrentar problemas práticos da linha de produção e questões mais amplas, relacionadas com a sustentabilidade. Um debate importante que envolve o comprometimento socioambiental das empresas com o planeta.

Seja no Startup Cornner, onde 15 empresas mostram suas ideias inovadoras, ou nos estandes das grandes empresas – onde a tecnologia de ponta é destaque, o tema sustentabilidade está de fato presente no segmento têxtil – que produz, somente em Pernambuco 800 milhões de peças por ano, com um faturamento estimado em nada menos que R$ 4 bilhões a cada ano.

“Se fizermos um ranking do consumo de máquinas de costura no mundo, o Brasil até pouco tempo era o segundo colocado e hoje em dia continua nas primeiras posições nesse mercado. A proximidade que o Brasil tem com os players do mercado mostra que estamos numa zona de interesse do setor mundial. Mas é preciso pensar sobre esse futuro”, refletiu Mauro Andrada, fundador de distribuidora de máquinas de costura no Brasil,

“Hoje vivemos o fast fashion, em que da criação a finalização, o ciclo da coleção dura em torno de 45 dias. Acredito que a cada dia isso vai ser aperfeiçoado. Existe no mundo um movimento em prol da sustentabilidade e se não houver essa adaptação a produção vai acabar com o próprio mercado”, considera o empresário. .

Andrada lembrou da grave questão dos resíduos químicos resultantes da lavagem de tecidos – algo que também acontece na produção têxtil no Agreste pernambucano e que tem demandado muitos investimentos das indústrias, das universidades e dos governos para solucionar o problema. “Acredito que o futuro é para quem estiver preocupado em vender roupas sustentáveis, biodegradáveis. O futuro pertence às empresas preocupadas com o meio ambiente”, afirmou.



Agreste Tex 2022 – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e de Confecção

Data: 29 de março a 1º de abril de 2022
Horário: das 16h às 22h
Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62



Publicação com apoio dos sites Moda Eventos e Looks da Moda

Site Feiras de Moda : gestão de conteúdo e comercial Sortimentos Comunicação de Fábio Juchen