Inspiramais em Porto Alegre : Salão reflete a força da cadeia produtiva da moda
A 29ª edição do INSPIRAMAIS, que aconteceu nos dias 23 e 24 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre /RS, destacou a força e a união da cadeia produtiva da moda.
O Salão que lançou coleções de materiais de 150 expositores de todo o Brasil e apresentou mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias é promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
Na coletiva de imprensa que abriu oficialmente o Salão, o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, ressaltou que, se a cadeia produtiva da moda brasileira é uma das mais fortes do mundo, é porque é integrada por associações que, unidas, lutam pelo desenvolvimento e competitividade do setor.
“Os materiais aqui apresentados são os pilares da indústria da moda. A união, representada pelo INSPIRAMAIS, de diversos setores, demonstra toda a nossa força na luta por melhores condições de competitividade. Como digo, é a indústria que irá salvar o Brasil e para que isso aconteça precisamos estar unidos”, comentou, ressaltando pautas importantes como o fim da isenção de impostos de importação para remessas de até US$ 50 feitas pelas plataformas digitais internacionais. Sobre o salão, Berwanger destacou a qualidade, variedade e sustentabilidade dos produtos apresentados, o que permite a criação de uma moda genuinamente brasileira.
Sustentabilidade na prática
Silvana Dilly, superintendente da Assintecal, ressalta que a sustentabilidade não está somente no discurso. “O INSPIRAMAIS já nasceu com o objetivo de direcionar toda a cadeia produtiva da moda nacional para uma produção sustentável não somente no pilar ambiental, mas também econômico e social”, disse. Segundo ela, prova disso são os estandes padronizados, que permitem que as empresas invistam efetivamente nas suas “grandes estrelas”, que são os produtos, o reaproveitamento de materiais de espaços comuns para outras edições, a reutilização de amostras de eventos anteriores para confecção de brindes, entre outras ações.
Origem Sustentável
A próxima ação do Origem Sustentável, programa de certificação de sustentabilidade de empresas da cadeia produtiva do calçado mantido pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), será em seminário do programado para o dia 8 de julho, na FIERGS, antecedendo a próxima edição do INSPIRAMAIS.
Projeto EcoAR
O Espaço Projeto EcoAR destacou trabalhos voltados para a sustentabilidade na cadeia produtiva da moda apresentando os vencedores do concurso: Projeto Agrofloresta Têxtil (Beto Bina), Projeto Maniocolor – corante têxtil à base de casca de mandioca (Sioduhi Studio), Projeto Banco de Resíduos Têxteis (Suzana Barreto Martins) e Projeto Bruk (Arthur Cesar Silva).
Reconhecimento do Inspiramais
O empresário Alexandre Birman destacou a importância do Salão para o desenvolvimento da cadeia produtiva do calçado. “Eu vi o INSPIRAMAIS nascer, pequeno, em São Paulo. O crescimento do Salão traduz a relevância de um evento como este para a moda nacional”, disse.
Brazilian Materials substitui o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
No Inspiramais foi apresentada a Brazilian Materials, programa de internacionalização da Assintecal realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que prevê investimentos em ações de promoção comercial e de imagem ao longo dos próximos dois anos. A Brazilian Materials substitui o By Brasil Components, Machinery and Chemicals. “Nesses mais de 20 anos de parceria com a Assintecal, qualificamos as exportações e fortalecemos a indústria brasileira de componentes. A nova logomarca traduz, agora, o compromisso de seguir esse caminho e de tornar o setor uma referência de sustentabilidade e qualidade para o mundo”, destacou a analista de Projetos Internacionais da ApexBrasil, Clara Santos.